Assoc. Fronteira Católica: Cordão de Santa Filomena

Cordão de Santa Filomena

O cordão de Santa Filomena

 

É tecido em fios, de linho de lã ou algodão, branco e vermelho (partes iguais).
Numa das pontas tem 3 nós (em honra da SS. Trindade) e 2 na outra (o martírio e o sofrimento).
As cores vermelhas e brancas simbolizam o martirio e a virgindade de Santa Filomena. O Cordão usa-se na cintura sob a roupa.
É usado pelos doentes, pelos aflitos e pelos que se encontram em luta com tentações perigosas. Opera nestes casos admiráveis resultados. Sendo também verdadeira proteção contra males e acidentes de qualquer espécie. 

São João Batista Maria Vianney, o Cura d'Ars, foi o maior difusor do uso do Cordão de Santa Filomena. O Papa Leão XIII aprovou o uso do Cordão em 1893 e concedeu indulgências a todos os que o usarem e rezarem esta oração:

    Ó Santa Filomena, Virgem e Mártir, rogai por nós para que, por meio de vossa poderosa intercessão, possamos obter a pureza de alma e de coração, que conduz ao perfeito amor de Deus.

Para lucrar as indulgências plenárias com o Cordão é preciso confessar-se, comungar, e visitar alguma igreja ou um doente, e rezar pelas intenções do Papa.

A faculdade para benzer os cordões de Santa Filomena foi dada aos Padres de São Vicente de Paulo, mas atualmente qualquer padre pode benzê-lo validamente. A oração oficial da bênção do Cordão é:

    S- "Senhor Jesus, concedei que todos os que usem este cordão mereçam ser preservados de qualquer perigo e recebam a saúde da alma e do corpo."

O cordão deve ser usado na cintura, sob a roupa, e se possível não ser retirado. Se não for possível usá-lo na cintura, pode-se usá-lo no braço ou na perna.

O Grupo Dom Bosco vende o cordão de Santa Filomena a preço de custo, por apenas R$ 0,30 a unidade.
Para comprar, entre em contato conosco: grupodombosco@live.com ou (45) 9944-4529.

Um comentário: